Mentiras e outras estatísticas
Mentiras e Outras Estatísticas
Lies, Damn Lies, and Statistics
Quem está inflando os números?
Querida, eu explodi os números de emprego
Um cisne preto no alimento
Os números de habitação são melhores do que eu escrevi
África do Sul, Canadá e La Jolla
Existem três tipos de mentiras: mentiras, malditas mentiras e estatísticas. Â € "comumente atribuído a Benjamin Disraeli
Se quisermos acreditar nas estatísticas do governo, o PIB dos EUA cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano. E o desemprego realmente caiu. E houve apenas 20.000 perdas de empregos. Esta semana nós fazemos uma revisão rápida de porque as estatísticas podem ser tão enganadoras. Nós também olhamos por que eu estava errado sobre o número de habitação na semana passada, e eu destaco o que poderia ser um Cisne Negro muito sério espreitando nos arbustos agrícolas. Deve fazer para uma carta interessante. É difícil saber por onde começar, há tantos alvos tentadores; Então vamos pegar as aberrações estatísticas na ordem em que saíram esta semana.
Quem está inflando os números?
Em minha previsão anual de janeiro de 2007, eu disse que veríamos uma recessão ou uma desaceleração séria até o final de 2007 e que seria leve como essas coisas, desencadeada por um estouro da bolha imobiliária e uma desaceleração nos gastos dos consumidores. Durante o verão e, especificamente, em outubro, eu escrevi que estávamos enfrentando uma Recessão Slow Motion - que o processo de recuperação seria demorado e levar vários anos antes de voltar para a taxa de crescimento de 3% que é mais típico da economia dos EUA.
Havia muitas pessoas que se divertiam das minhas previsões, e algumas eram bastante mal-humoradas. Eu realmente deixei coisas assim rolarem de minhas costas. Mas eu ainda tenho que ver esses escritores admitir que estavam errados (como eu vou no final desta carta). E duvido que eu vá. Não tenho muito prazer em estar certo na chamada de recessão, como as recessões não são divertidas para aqueles que prejudicam o caminho, mas eu chamo-o como eu vejo. Bem, só tenho que esperar para ver se algumas das minhas outras previsões acontecem. Estou certo de que vou perder algumas coisas. Parte da natureza da previsão.
Na semana passada, sugeri que a liberação do PIB para as próximas semanas seria ligeiramente positiva, pois o BEA teria um número muito menor de inflação do que nossa experiência comum sugere que seja o caso no mundo real. Acontece que meu cinismo era bem justificado.
O Bureau de Análise Econômica (BEA) do Departamento de Comércio publica as estatísticas do PIB. Dizem que a economia americana cresceu 0,6% em cada um dos últimos dois trimestres. Eles vêm por esse número, tomando o dólar nominal ou atual; Medida da economia e subtraindo seu valor para a inflação, o que nos dá 8220, PIB real, 8221; Ou PIB pós-inflação.
PIB nominal no quarto trimestre cresceu 3%. No primeiro trimestre foi de 3,2%. Eles calculam que a inflação foi de 2,4% no quarto trimestre e de 2,6% neste trimestre, o que nos deu um crescimento ligeiramente positivo.
Existem várias agências governamentais que controlam a inflação. E, com justiça, a inflação em uma economia tão grande quanto a dos EUA é uma coisa muito difícil de medir. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é feito por outra divisão do Departamento de Comércio, o Bureau of Labor Statistics. Vamos olhar para o que eles calculam a inflação a ser desde agosto passado, na tabela a seguir.
Observe a seqüência de cinco meses consecutivos de inflação de 4% - plus e que a média do 4º trimestre foi de 4%, enquanto que no primeiro trimestre de 2008 foi superior a 4,1%. Não importa se esse é o número certo ou se há problemas com a forma como eles calculá-lo - que é uma história para outra carta. A chave aqui é que, se o BEA usou o número BLS (lembre-se, ambos os grupos estão no mesmo Departamento de Comércio), ele iria mostrar a economia encolhendo em 1% no quarto trimestre e quase 1% no primeiro trimestre. Isso não é o que os analistas do happy-talk estão dizendo.
Mas vamos usar a medida Feds favorito de inflação, despesas de consumo pessoal, ou PCE. O PCE tem sido cerca de um terço menos do que o IPC desde cerca de 1992. A diferença está na forma como eles são calculados. O IPC utiliza uma média ponderada das despesas ao longo de vários anos. Como eu entendo, o PCE acompanha as mudanças nas despesas relativas de um trimestre para o outro, assumindo que os consumidores mudam seus hábitos à medida que os preços sobem e caem. Em termos simplistas, se bife fica caro, substituímos com hambúrguer ou frango. Um índice rastreia essas mudanças ao longo dos anos eo outro (PCE) faz-lo sobre trimestres. Além disso, o PCE rastreia apenas o consumo pessoal e não as importações ou os estoques.
Se usarmos os números do PCE (mais uma medida usando dados do Departamento de Comércio), a inflação foi de cerca de 3,3% para ambos os trimestres, o que significaria trimestres de crescimento negativo em alguns décimos de um por cento. Isso também significaria dois quartos de crescimento negativo e uma recessão.
Além disso, o PIB no primeiro trimestre foi ajudado pelo acúmulo de estoque de 0,8%. Em tempos de expansão, é bom ver os estoques crescerem, o que significa que as empresas estão otimistas. Mas quando a economia começa a desacelerar, os estoques crescentes significam que as empresas anteciparam vendas que não se materializaram. Isso significa que como os inventários podem cair no segundo trimestre, eles aparecerão como um fator negativo no PIB do segundo trimestre.
Mas todos esses números serão alterados em alguns anos, como olhando para trás durante vários anos é a única maneira que podemos obter números um pouco precisas. Minha aposta é que os números para o GDP serão revistos para baixo quando a economia está bem em sua maneira à recuperação. Ele vai aparecer na página 16 do Wall Street Journal e ninguém vai se importar. Foi o que aconteceu quando descobrimos alguns anos depois que a última recessão começou no terceiro trimestre de 2000. Os números iniciais foram positivos.
O 8220; official8221; Árbitro de se estamos ou não em uma recessão é o Bureau Nacional de Pesquisa Econômica. E eles não usam os números do PIB. Se o fizessem, então qual seria o ponto de perguntar a eles? Podemos apenas olhar para as estatísticas do governo. Mas nós não. Normalmente, pensamos em dois trimestres consecutivos de PIB negativo como uma recessão. Mas NBER tem outras maneiras de olhar para ele.
Barry Ritholtz me enviou esta nota:
8220; Os 2 trimestres consecutivos de contração do PIB não são a única métrica para identificar recessões. De acordo com os economistas do National Bureau of Economic Research. Uma recessão é definida como 8220; Significativo declínio da atividade econômica espalhados por toda a economia, com duração superior a alguns meses .8221; Heres sua linguagem específica:
8221; A maioria das recessões identificadas por nossos procedimentos consistem em dois ou mais trimestres de declínio do PIB real, mas não de todos eles. Nosso procedimento difere da regra dos dois trimestres de várias maneiras. Primeiro, consideramos a profundidade, bem como a duração do declínio da atividade econômica. Lembre-se que nossa definição inclui a frase, um declínio significativo na atividade econômica. Em segundo lugar, usamos uma matriz mais ampla de indicadores do que apenas o PIB real. Uma razão para isso é que os dados do PIB estão sujeitos a uma revisão considerável. Terceiro, utilizamos indicadores mensais para chegar a uma cronologia mensal.'8221;
8220. Portanto, se seguimos o que as pessoas que realmente determinam o que é e não é uma recessão dizem sobre o assunto, e não apenas limitar nossa análise ao PIB, então é bastante claro que estamos agora experimentando uma contração econômica.
As vendas de varejo reais (ajustadas pela inflação) foram estáveis nos últimos seis meses. Os rendimentos estão estagnados. O gasto do consumidor está mostrando cada sinal de abrandamento ainda mais. O desemprego está aumentando (veja mais abaixo). A percepção do consumidor está em mínimos de 25 anos. Você pode contar com ele que o NBER vai mostrar uma recessão a partir do quarto trimestre do ano passado e continuar pelo menos durante o primeiro trimestre deste ano. Este poderia durar mais seis meses. Eu ainda acho longo e superficial com uma recuperação muito lenta.
Um último ponto. A população dos EUA cresce cerca de 1% ao ano. Assim, o crescimento econômico deve aumentar em pelo menos 1% para os EUA permanecer mesmo em uma base per capita. Assim, pelo menos em relação ao PIB per capita, os EUA estão definitivamente em recessão. E se você usar dados da inflação do mundo real, também estamos em uma recessão moderada.
Querida, eu explodi os números de emprego
Os leitores de longa data sabem os problemas que eu demonstrei com o relatório mensal do emprego. É um dos relatórios mais revisados divulgados por qualquer agência governamental, e por alguma razão o mercado parece reagir a ele como se significasse algo imediato.
Vamos tirar o lançamento de hoje. Ele mostrou uma queda de apenas 20.000 postos de trabalho, bem acima do consenso mais negativo. O mercado imediatamente subiu, pensando que a economia pode estar em seu caminho para a recuperação. Mas quando você olha para os números, esse otimismo se evapora.
A razão de nascimento / morte é a tentativa de BLSs para descobrir quantos postos de trabalho foram criados por pequenas empresas que não aparecem em sua pesquisa de empresas estabelecidas. É uma estimativa simples baseada em tendências passadas. Você tem que ter essa estimativa para ter alguma esperança de obter o número real certo. E na maioria das vezes, as estimativas são muito boas. Ao longo do tempo, os números são revisados e em poucos anos será muito próximo. Mas em épocas em que a economia está desacelerando, o índice de natalidade / mortalidade tende a exagerar o crescimento do emprego porque a tendência é retroativa. Este mês de nascimento / número de morte foi particularmente notório.
Abril, por qualquer razão estatística, tem mostrado o maior número de nascimentos / morte empregos para qualquer mês. Em 2007, o BLS estimou que 262.000 foram criados em abril que não puderam explicar no exame das empresas. De alguma forma, as planilhas no BLS tinham-lhes adicionar 267.000 postos de trabalho em abril de 2008. Esse número inclui um número estimado de 45.000 novos empregos na construção! E isso em um momento em que tanto a construção residencial e comercial estão contraindo. Os resultados reais do inquérito mostraram que os empregos na construção diminuíram 61.000.
E em algum lugar, eles estimam que foram criados 8.000 novos empregos nas finanças. Como Philippa Dunne observa: 8220; Pode ser que os ganhos em nosso velho amigo, bares e restaurantes, sejam a criação de modelos [de nascimento / morte]; Acrescentou 83 mil ao setor de lazer e hospitalidade. Com planos de férias em níveis baixos quase recordes e restaurantes relatando tráfego reduzido, muitos desses ganhos de emprego podem desaparecer na próxima revisão de benchmark.8221;
Sem esse acréscimo do número de nascimento / morte, o emprego privado total teria diminuído em 296.000. Agora, se esse tivesse sido o número da manchete, o mercado teria tanked. Agora, não tenho dúvidas de que a economia criou um monte de novos empregos no mês passado. Mas quando as revisões finais estiverem dentro, nós veremos que as perdas do trabalho eram bem ao sul de 100.000. Se memória me serve corretamente, o BLS teve que adicionar cerca de 800.000 postos de trabalho que perderam durante a recuperação em 2003-4. (O modelo de nascimento / morte perde o crescimento do emprego durante as recuperações, o resultado oposto da falta em períodos de desaceleração.) Eles fizeram isso apenas no ano passado, em uma grande revisão dos dados. Vamos ver o mesmo tipo de revisões em 2018, só que desta vez será para baixo.
E mesmo o BLS diz que os números de nascimento / morte têm pouco significado estatístico. O seguinte é de seu próprio site (cortesia de Dennis Gartman) [ênfase, obviamente, o meu]:
8220; Os fatores de nascimento / morte são um componente da estimativa não corrigida de sazonalidade e, portanto, não são diretamente comparáveis às mudanças mensais corrigidas de sazonalidade. Em vez disso, o fator de natalidade / morte deve ser avaliado no contexto de seu efeito na estimativa não sazonalmente ajustada8230; Os componentes não são ajustados sazonalmente separadamente porque não têm um significado econômico particular em si mesmos.
O desemprego supostamente caiu no mês passado em 0,1%, para 5%. Como poderia uma perda de postos de trabalho significar um aumento no emprego? Porque as estatísticas mascaram uma tendência bastante perturbadora. O número de pessoas que trabalham a tempo parcial está aumentando rapidamente, e são contados como empregados. Novamente, de Philippa Dunne do Liscio Report:
8220; Quase 3/4 do ganho no emprego doméstico não agrícola [a partir do inquérito às famílias] provêm dos trabalhadores a tempo parcial por razões económicas e 83% são provenientes do que costumava ser chamado de parturientes voluntários. Sim, isso acrescenta a mais de 100% - 154% para ser preciso - porque o emprego em tempo integral caiu em 375.000. O aumento dos trabalhadores a tempo parcial por razões económicas situou-se no percentil 93 de todos os meses desde o início da série em 1955; O declínio no emprego em tempo integral foi no percentil 90.8221;
Este relatório do emprego era feio, quando você olha os números sob as estatísticas do headline. Não é nenhuma maravilha sentimento do consumidor é para baixo.
Um cisne preto no alimento
Donald Coxe, estrategista-chefe da Harris Investment Management e um dos meus analistas favoritos, falou na minha recente Conferência de Investimentos Estratégicos. Ele compartilhou uma estatística que me deu uma pausa para a preocupação como eu assistir os preços dos alimentos disparar em todo o mundo.
A América do Norte viveu grandes condições climáticas nos últimos 18 anos consecutivos, o que, combinado com outras melhorias na agricultura, resultou em colheitas abundantes. De acordo com Don, você tem que voltar 800 anos para encontrar um período de tempo tão favorável por tanto tempo.
No entanto, os estoques de alimentos no milho, trigo, arroz, etc. são perigosamente baixos. Estamos apenas uma temporada de mau tempo de um potencial desastre alimentar em todo o mundo. E Dennis Gartman tem apontado quase diariamente como distante atrás dos fazendeiros dos EU estão em começar suas colheitas do milho plantadas, devido ao mau tempo:
8220, a colheita de milho está realmente atrasada. O milho não é como o trigo. O trigo pode sobreviver à seca; Pode sobreviver frio; Trigo, como fomos ensinados pelo nosso mentor, Sr. Melvin Ford, há muitos anos, é uma erva daninha. É uma planta surpreendente, resilient. Mas o milho é temperamental; Precisa de chuva quando precisa de chuva; Ele precisa de condições secas quando precisa de condições secas. Ele não precisa ser atingido pela geada do início da temporada, ou ele vai sofrer, e ele precisa de um número bastante set set de dias para crescer. Cada dia perdido na parte dianteira da estação plantando / de crescimento põe a pressão sobre a planta do milho para terminar seu trabalho antes das geadas do outono, e põe o acreage aumentado do soybean ea área cultivada do milho diminuída antes de nós.
8220; Os mapas do Centro-Oeste esta manhã têm chovendo mais uma vez, com mais chuva provável durante o fim de semana. Haverá algum trabalho de campo feito em algumas áreas, é claro, mas os vários dias retos de plantio de milho que todo mundo esperava simplesmente não vão acontecer. Os mandatos de etanol podem estar em perigo a longo prazo, mas a curto prazo, esta safra de milho de anos está rapidamente se tornando problemática 8230; E short.8221;
Eu tinha uma nota de um leitor relatando a experiência de um membro de sua família. O cavalheiro corre um lote de alimentação bastante grande em West Texas. Ele está correndo metade do gado que normalmente faz, como ele está perdendo dinheiro em cada cabeça que ele vende. Ranchers estão reduzindo seus rebanhos, porque não podem ter recursos para alimentá-los devido aos preços elevados dos grãos.
A mesma coisa está acontecendo com galinhas. Os produtores estão perdendo dinheiro em cada frango que vendem, e eles têm que reduzir os estoques; Assim carne de todos os tipos não aumentou tanto quanto o custo de produzi-lo.
Isso significa que em algum momento este outono fornecimentos de carne de todos os tipos vão ser reduzidos, mas a demanda não. E isso significa que os preços da carne têm o potencial de aumentar substancialmente durante uma temporada eleitoral. Talvez alguém vai apontar que o uso de milho para produzir etanol tem a consequência indesejada e não intencional de aumentar os preços dos alimentos em todo o mundo. Não é a única fonte, mas é significativa.
E quando finalmente experimentamos um ano de mau tempo (chuva ou muito pouco, muito frio ou muito quente, será culpado pelo aquecimento global), os suprimentos de comida e os preços vão disparar. E um mundo em desenvolvimento não vai olhar gentilmente sobre os EU e Europas uso de alimentos para combustível, quando tantos estão morrendo de fome. Don diz que isso não é uma questão de se, mas quando.
Os números de habitação são melhores do que eu escrevi
Às vezes, eu simplesmente começo as coisas erradas. E na semana passada eu estraguei tudo. William Helman, entre outros, apontou para mim que o 974.000 número de construção de casa nova eu usei inclui moradias multi-família também. Eu sabia disso, e apenas esqueci. Então, deixe-me deixar William dar-lhe a verdadeira história:
8220, eu sou um leitor leal e eu gosto de suas cartas semanais. De vez em quando há uma interpretação dos dados com a qual não consigo concordar. A carta de 26 de abril de 2008 é um exemplo disso.
8220; Na seção intitulada Se você está em um buraco, Stop Digging você afirma que a indústria da construção está construindo mais de 400.000 casas mais do que eles estão vendendo. Você deduz isso por subtração de vendas de casas novas (single-family) para março de 526.000 de início de habitação para o mês de 947.000.
8220. Primeiro, você deve notar que as parcelas de habitação unifamiliar para março foram 680.000 (taxa anual) e 267.000 (taxa anual) foram multi-família, ou apartamentos / condomínios, totalizando 947.000. A comparação com as vendas de casas, que são vendas de casas unifamiliares, deve ser com casa única começa.
8220; Em segundo lugar, as vendas de casas unifamiliares excluem a construção de casas unifamiliares por proprietários - pessoas que compram um lote e contrato para ter uma casa construída sobre o lote para viver e não para vender.8221;
Quando você subtrai a construção aparente de casas por proprietários e não por construtores, William apresenta dados que sugerem que os construtores estão construindo menos do que estão vendendo, o que faria sentido.
8220; No entanto, quando consideramos o inventário aparente de casas existentes para venda, juntamente com casas recém-construídas, há uma oferta muito grande de excesso. Isso sugere que o excesso de oferta de casas unifamiliares no mercado, em relação às normas do passado, está entre um e 1,5 milhões de unidades. Isto é igual a cerca de um ano de tendência de produção de casa unifamiliar. Ao ritmo atual da construção de novas casas unifamiliares (uma taxa anual de 680.000, ou cerca de 400.000 a 500.000 abaixo da demanda tendencial), levaria pelo menos dois anos e, possivelmente, três anos ou mais para trabalhar fora do excesso.
8220; É claro que há muita incerteza na tentativa de estimar a construção de casas futuras desta maneira. A demanda ea oferta não são necessariamente, e provavelmente não, nos mesmos lugares. Assim, parte do inventário pode permanecer em excesso por um período muito prolongado, enquanto em outros lugares o excesso pode se esgotar rapidamente, estimulando assim o aumento da nova construção mais rapidamente.
8220; No balanço parece claro que os começos de carcaça devem remanescer subdued e bem abaixo da tendência por um período prolongado. Mas isso é por causa do grande inventário de casas novas e existentes para venda. Não é, como você indicou, porque os construtores estão construindo atualmente mais repousos do que vendem. Construtores estão construindo menos do que eles estão vendendo. Ainda assim, isso não quer dizer que as vendas não irão diminuir ainda mais, causando um declínio ainda maior dos lançamentos antes de nivelar ou iniciar uma recuperação gradual.8221;
Eu estou corrigido.
África do Sul, Canadá e La Jolla
Parto para a África do Sul amanhã de manhã. Apesar de não estar ansioso para o vôo de 16 horas (mais o vôo para Dulles e uma longa escala), eu estou realmente ansioso para mais uma vez estar no país. Cidade do Cabo recebe o meu voto para a cidade mais bonita do mundo. I nunca foram para Sun City Resorts, mas I ouvir são magnificent mile. Vou passar alguns dias lá em uma conferência onde vou estar falando. Como sempre, o parceiro Prieur du Plessis certifica-se de que a minha semana está cheia, mas vou esgueirar-me em algum tempo para algumas corridas de jogos e algumas visitas turísticas. Se você quiser assistir a uma de minhas apresentações, basta soltar uma nota para Prieur em investmentpostcards.
Depois que eu voltar da África do Sul, vou sair na próxima segunda-feira para uma viagem rápida a La Jolla para reunir-se com os meus parceiros na Altegris Investments e Thomas Fischer do Jyske Bank, e depois volta no dia seguinte. E parece que na segunda semana de junho eu estarei viajando com minha filha Tiffani no Canadá, entrecruzando o país começando em Vancouver. Eu vou acabar em Montreal, onde vou falar por meus amigos em Canaccord. Mas o que um agradável momento do ano para fazê-lo. Há tanta oportunidade que eu sinto que eu simplesmente deve ter o tempo e viagens necessárias para desenvolvê-lo. E isso é, como eles dizem, uma coisa boa. Sou um homem muito feliz e percebo quão abençoado sou.
Eu vou acertar o botão enviar, como o meu filho quer me ver antes de eu fugir. Acho que Iron Man está no nosso futuro. E talvez uma visita à livraria.
Tenha uma ótima semana!
Você está ansioso para vinhos da África do Sul e analista de leões,
John Mauldin
2008 John Mauldin. Todos os direitos reservados.
Comments
Post a Comment